sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cleópatra, a "vampiro" fascinadora


ERA coherdeira do trono do Egito com seu irmão, Ptolomeu. Mas quando seu pai morreu, foi defraudada de sua herança real. Por esse tempo, César chegou a Alexandria e apaixonou-se loucamente por essa mulher pequenina. Passava as noites com ela na sua barca de ouro e púrpura, sobre o rio Nilo, e em seus braços sedutores esqueceu-se da obrigação de combater em defesa do estado romano. Tal era o poder de Cleópatra e a magia do luar egípcio. Tornou-a rainha do Egito e convidou-a a ir viver com êle em Roma. Cleópatra aceitou o convite. Foi para Roma e mudou o destino do mundo. Porque tinha a ambição de tornar César o senhor do mundo e a si mesma a senhora de César. Conhecia o poder que exercia sobre o susceptível velho. Sentia perfeitamente que êle daria sua vida por ela. E assim aconteceu. Sob sua influência, êle estendeu a mão para uma coroa. Mas em vez desta, recebeu vinte e sete punhaladas.
Cesarião, filho seu e de Cleópatra, foi assassinado. Cleópatra regressou então ao seu trono egípcio. Envenenou seu irmão, catorze anos mais velho, com o qual fora casada, e lançou seus olhares ardentes sobre Marco Antônio, apolíneo jovem romano, que parecia mais indicado a herdar o manto de César. Acabava êle justamente de ganhar a batalha de Filipi, e tudo prenunciava que seria o primeiro imperador de Roma.
Ela viajou para encontrar-se com Antônio, em Tarso, num magnífico navio, debaixo dum dossel de ouro, vestida como a deusa Vénus, e cercada de meninos e meninas de extraordinária beleza, que representavam os Cupidos as Graças.
Como César, foi Antônio captivado por aquela feiticeira do Nilo. Acompanhou-a a Alexandria, onde se entregou, de corpo e alma, ao prazer e a Cleópatra. Outorgou-lhe o mais opulento dos bens, não custosas pérolas rubis e diamantes, que eram simples jóias para Cleópatra, mas ricas e poderosas regiões. Fê-la senhora de Cirena, de Chipre, da Síria, da Fenícia, de Creta, da Arábia da Judéia. Se lhe tivesse sido possível arrancar as estrelas dos céus, têlas-ia amontoado no regaço de Cleópatra, tão completamente subjugado pelo seu mágico encanto estava êle. Porque Cleópatra não gostasse de sua mulher Otávia, divorciou-se desta. Casou-se com Cleópatra e prometeu-lhe, como presente de núpcias, fazê-la imperatriz do Universo.
Mas em Roma havia um rapaz que tinha outros planos a respeito do mundo. Esse homem era um sobrinho de César, chamado Otávio.
O jovem Otávio ambicionava tornar-se imperador de Roma e era bastante astuto para não misturar sua ambição com amores. Odiava as mulheres, coisa afortunada para um soldado e político romano. Vendo a paixão louca de Antônio por Cleópatra, decidiu que seria aquela, ótima oportunidade para varrer Antônio de seu caminho.
Declarou guerra a Antônio. Mas a guerra era um despertar demasiado amargo para António, naquele momento. Era muito mais doce conservar-se sonhando nos braços de Cleópatra. Levou um ano inteiro a preparar-se para seu encontro com Otávio.
Chocaram-se numa batalha naval, em Actiuma. Cleópatra levara para Antônio um reforço de sessenta navios. Mas no meio da batalha, ela se amedrontou e deu ordem a seus navios para retirarem-se.
Antônio foi derrotado e suicidou-se.
Dois de seus paladinos estavam agora mortos. Mas Cleópatra tinha ainda a ambição de tornar-se senhora do mundo. Envolvendo-se no seu semitransparente vestido verde, côr do Nilo, e adornando-se de suas mais preciosas jóias, foi visitar Otávio. Mas seus encantos não tiveram efeito sobre o frio coração e sólida cabeça deste.
Mandou prendê-la. Ela, porém, exccdeu-o em astúcia. Ela, que fora senhora de dois romanos, recusou tornar-se amante de um terceiro. Pedindo a suas criadas que lhe trouxessem uma áspide, escondida num cesto de frutas, expôs o peito à picada venenosa. Quando os soldados de Otávio chegaram para prendê-la, encontraram-na morta.
E assim terminou a carreira da mais ambiciosa mulher da história, a feiticeira que destruiu dois conquistadores e inspirou milhares de poetas. Porque todo poeta foi amante de Cleópatra!
http://www.consciencia.org/mulheres-fascinantes-da-historia-livro-das-maravilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário