sábado, 7 de janeiro de 2012

Rui Barbosa em Caxambu mg com a familia(foto)

Caxambu floresce no início do século XX. Possui estação de trem, hotel e se emancipa de Baependi em 1915. A partir daí se tornou um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, junto às demais cidades do Circuito das Águas. Recebe visitantes influentes, como o jurista e político Rui Barbosa, que declarou: "Caxambu é um jardim de florescência deslumbrante". O município espalhou a fama milagrosa de suas fontes pelo mundo. Só para se ter uma idéia: em 1922 existiam permanentemente na cidade oito orquestras, contratadas exclusivamente para alegrar os hotéis e cassinos. As águas passaram a ser engarrafadas sem contato manual e exportadas em 1956.

Cartão de visitas

Atrativo máximo de Caxambu é o Parque das Águas "Dr. Lisandro Carneiro Guimarães", tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). São 210 mil m2 de área totalmente estruturada para o bem-estar do turista. Estar no parque é uma celebração aos prazeres que a água, e todo o conjunto da natureza, podem proporcionar.

A natureza encanta nos belos jardins, bosques e alamedas que compõem um lindo cenário. O homem soube retribuir, erguendo belos conjuntos arquitetônicos de estilo neoclássico. Bastante admirada também é a obra do português Francisco da Silva Reis, o popular "Chico Cascateiro". Os quiosques, as graciosas pontes e as cascatas artificiais que construiu, no início do século XX, marcaram uma época.

Os dois ingredientes, natural e humano, fazem do parque um lugar muito especial, que agrada a pessoas de todas as idades. Opções não faltam: pista para cooper; parquinhos com brinquedos educativos; passeio de pedalinhos num lago de 51 mil m2; piscinas com água mineral e toboáguas; quadras de tênis, vôlei e bocha; rink de patinação e o imperdível teleférico, que leva ao cume do morro Caxambu.

O bem-estar tem sua apoteose no Balneário (ou Centro) Hidroterápico, suntuoso prédio e verdadeiro cartão-postal da cidade. Construído no início do século XX, tem um imenso portal em vitral francês, confeccionado em 1912. O interior não deixa a desejar: o hall de entrada é recoberto com azulejos e pisos portugueses e ingleses, formando mosaicos. Oferece em suas instalações variados banhos (perolado, espumante perolado, espumante simples, turco, sulfuroso com pérola de ar e sulfuroso simples), que atendem às mais diferentes terapias e aplicações. Duchas (circular e escocesa), saunas e sessões de massagem completam a tradução mais precisa da palavra "relaxamento".

Fonte Dona Isabel e Conde D'Eu

Fonte D.Pedro

Lago e teleférico. Ao fundo morro Caxambu

Pista de cooper

Lago e pedalinhos

Lago de 51 mil metros quadrados

Bosque

Balneário Hidroterápico (vista externa)

Para informações adicionais - e fotos maiores - sobre o Parque das Águas consulte a "lista de atrações". Lá você vai encontrar as características das fontes, as aplicações dos banhos, entre outras curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário