quinta-feira, 17 de maio de 2012

O processo da coesão referencial em textos


A Linguística textual é um ramo recente da Linguística. Seu objetivo peculiar é desvendar o que diferencia um texto de um não-texto.


Por Elenilza Maria de AraújoCOESÃO REFERENCIAL 

Koch chama de coesão referencial “aquela em que um componente da superfície textual faz remissão a outro(s) elemento(s) do universo textual” (1996, p. 30). Com isso a autora chama este de elemento de referência ou referente textual, enquanto aquele, forma remissiva ou referencial.
Os elementos de referência, nesse caso, são usados para reforçar uma ideia dita antes da forma remissiva, como também antecipar algo que vai ser dito posteriormente. Concretiza-se que só haverá paralisação no uso desses elementos com o aparecimento de novas manifestações discursivas, que consequentemente trarão à tona novas formas remissivas, sem com isso fugir da temática textual.
À remissão feita para trás dá-se o nome de anáfora e a remissão feita para a frente recebe o nome de catáfora (Koch 1996).
Observe-se os exemplos:
1-Luana mora com a tia. Ela faz faculdade de direito. Ela – retomada de Luana  anáfora
2- João ganhou um cachorro. O cachorro chamava-se lulu. “Um cachorro”, informação para a frente, “o cachorro”  catáfora 
Halliday diz que:
Os elementos de referência são itens da língua que, em vez de serem interpretados semanticamente pelo seu sentido próprio, relacionam-se a outros elementos necessários a sua interpretação. A referência pode ser situacional (extratextual) ou textual (apud Fávero e Koch, 2000 p. 38).
Reforça-se essa ideia dizendo que há referência textual quando se trata de elementos que estão explícitos ao texto e que a situacional necessita da ajuda de outros elementos fora do texto que são atraídos com a manifestação de inferências.
Fávero e Koch inferem que:
Através da anáfora estabelece-se uma relação coesiva de referência que permite a interpretação de um item pela relação em que se encontra com algo que o precede no texto e um elemento de referência é catafórico quando sua interpretação depende de algo que se segue no texto (2000 p. 39).
Koch postula coesão por remissão como fator que desempenha de (re)ativação de referentes, quer a de “sinalização” textual (2007, p. 47).

CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O estudo realizado proporcionará à pesquisadora, de certa forma, uma reflexão sobre elementos marcadores em textos.
Convém lembrar que os textos estão presentes diariamente e que de algum modo as pessoas os constroem num ato comunicativo, mesmo involuntariamente, utilizam os mecanismos de coesão nos atos discursivos.
Assim, pode-se inferir, através das experiências que já se tem como docente, que os alunos que conseguem usar com maior clareza os mecanismos de coesão em textos são exatamente os que têm um melhor desempenho nas aulas de leitura e produção de textos. Com isso argumenta-se que é papel do professor estar sempre à procura de maiores informações sobre o assunto em questão, com o objetivo de reforçar a importância desses mecanismos em textos.
Em observância a isso, espera-se que o corpo docente procure uma melhor interação relacionada à escritura de textos enfatizando o funcionamento dos marcadores textuais. Nesse sentido, esclarece que esse trabalho priorizou realizar uma discussão acerca dos elementos referenciais, enfocando seu funcionamento na tessitura do texto.
Assim, através do trabalho bibliográfico, espera-se poder ter contribuído no trabalho com textos dentro do processo ensino-aprendizagem.
FONTE:http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/30/artigo219546-2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário