sábado, 5 de janeiro de 2013

A Vida no "Piloto Automático".



As pessoas se parecem mais com máquinas. Elas estão programadas
para trabalhar, gastar dinheiro, assistir TV, aceitar sem questionar, comer, dormir. Tudo, menos viver.
Essa é a nossa sociedade, onde estão todos alienados, correndo pra lá e pra cá, como ratos de laboratório, apenas satisfazendo desejos egoístas e se esquecendo de refletir nas coisas mais importantes. E acham que está tudo normal, que a vida é assim mesmo. Mas estão apenas vivendo o que o sistema impõe, o que a mídia mastiga e joga em suas bocas sedentas por inutilidades e distração.
As pessoas não pensam mais. Ninguém critica, questiona ou busca usar a imaginação, a criatividade. O sistema empurra e elas aceitam. Trabalham, estudam, ganham dinheiro, então buscam se entreter e esquecem de todo o resto. É exatamente o que a mídia quer, o que o governo mais adora. Ele quer nos deixar distraídos com as “migalhas” que conseguimos com tanto suor, e com as “diversões” que nos jogam, como se fossemos palhaços. E temos sido. É o famoso Pão e Circo.
Mas e depois de tudo isso, o que ganhamos? Que diferença fez?
Muitos passam a vida se preocupando com roupas de marca, andar na “moda”, ter um carro do ano, nome, status, beleza. Mas no final acaba sendo tudo em vão. Todas essas coisas passam, não resistem ao tempo, nem à morte. É tudo inútil, perda de tempo e dinheiro, que poderia estar sendo empregado em algo realmente importante, de qualidade, talvez na vida de pessoas que necessitam.
O que você pensa sobre sua vida? Se sente completo(a)? Onde gostaria de estar agora, seja morando ou de passagem? Gosta dos holofotes e de grandes festas e eventos?
Enquanto você fica aí, assistindo novelas ou reality shows, falando da vida de outras pessoas, odiando uma pessoa por torcer por um time rival, aceitando “a vida como ela é” e sendo apenas mais um brinquedinho do governo, o mesmo está pisoteando no futuro dos seus filhos e netos, se é que pretende ter. Até a família e a instituição do casamento estão tentando destruir. Enquanto você simplesmente aceita as idéias podres que esse mundo te empurra, o sistema vai tratando de destruir cada vez mais a esperança de uma vida melhor de verdade, e enchendo o bolso de quem não está nem aí pra nada, de quem vive ainda menos, pois já perdeu sua vida para o poder e o dinheiro.
Por que existem pessoas que moram no meio do nada, não se preocupam em seguir padrões impostos por outros, e são tão felizes e realizadas? E por que existem outras que têm dinheiro, fama, poder, status, mas perdem o sono sem conseguir entender o sentido de tudo? Elas têm tudo o que esse mundo oferece, mas não tem paz. Têm o que querem, não o que precisam.
Você acorda, trabalha, come, compra, busca seus prazeres, dorme. E em meio a tudo isso, o que acrescentou à sua vida de uma forma verdadeiramente essencial?
Eu não estou aqui para viver ligado no “piloto automático” do sistema. Acredito que a vida seja muito mais do que isso. Todos nós estamos aqui por algum propósito.

https://www.facebook.com/marciomani
Marcio Mani

Nenhum comentário:

Postar um comentário