quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ministro defende pós-graduação para professores


Ministro defende pós-graduação para professores


Com informações do Ministério da Educação

O projeto de lei que dispensa a obrigatoriedade de mestrado e doutorado para professores atuarem em universidades foi rejeitado, nesta terça-feira (12), pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele se disse contrário à proposta do Senado (Projeto nº 222/2010) e também afirmou que a presidente Dilma Rousseff não concordaria em reduzir a exigência de qualificação de professores da educação superior. Se aprovado no Senado, o projeto deve ainda passar pela Câmara dos Deputados, antes de chegar às mãos da presidente, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.

A proposta dos senadores modifica o artigo 66 da Lei 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que exige que professores universitários tenham diploma de pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado. De acordo com o projeto de lei, os docentes de instituições públicas e privadas poderiam lecionar apenas com o diploma de graduação, desde que contratados em regime temporário.

Os defensores do projeto afirmam que há déficit de profissionais. Segundo o MEC, 56% dos professores universitários são pós-graduados e a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é de que esse número chegue a 75%. http://www.dzai.com.br/gloriatupinambas/blog/estudaminas?tv_pos_id=86379

Nenhum comentário:

Postar um comentário