domingo, 12 de fevereiro de 2012

Martinho Lutero: Uma história da História




A história começa mostrando Martinho Lutero, enfrentando uma tempestade. Quando um raio cai próximo a ele, o mesmo acredita "ser um chamado" e sente-se impelido a desistir do curso de direito e ingressar em um mosteiro. O filme em seguida, narra a peregrinação de Lutero a Roma e mostra pessoas nos degraus da igreja comprando indulgências para seus familiares, supostamente para salvar suas almas do purgatório. Lutero decide comprar uma indulgência para seu avô e logo, se vê atormentado pelas práticas da Igreja Católica. 
Sua aflição ao voltar de Roma e sua recém-adquirida ênfase em seus sermões sobre o amor ao invés da ira de Deus, levam seu tutor a recomendar outra viagem, desta vez para que Lutero pudesse estudar teologia. Lutero avança em seus estudos até se tornar professor. Neste posto ele ridiculariza as indulgências e defende a vida, exaltando o amor de Deus, tendo se convencido através de seus estudos que o Seu amor sobrepujava a Sua ira.
Lutero então se rebela contra a Igreja e escreve um ensaio de 95 teses que prega nas portas da igreja. Alguns membros da Igreja, assim como Lutero esperavam reformas, mas muitos deles consideravam que ele estava indo longe demais em suas críticas. A situação começou a ficar fora de controle quando as pessoas passaram a acreditar que elas eram oprimidas politicamente e espiritualmente. Ele passa então a ser perseguido pela igreja que o força a se defender. Obrigado a se redimir publicamente, ele se recusa a negar seus escritos até que a Igreja Católica consiga provar que suas palavras contradizem a Bí¬blia. 
Desde que a insatisfação da Igreja Católica foi demonstrada, dois processos tiveram início. O primeiro foi a tentativa violenta de subjugar Lutero; tanto através da força física quanto religiosa. O segundo foi o início da Reforma Protestante que acabou por abalar o mundo ocidental.
Preso, excomungado e banido pelo Papa e pelo imperador, ele foge e se exila em uma torre, onde traduz todo o Novo Testamento para o alemão, passando a viver como um criminoso não desistindo, porém, da luta para que todas as pessoas tivessem acesso a Deus ? a tradução alemã de Lutero da Bíblia é usada ainda hoje. A Alemanha hoje é metade católica e metade protestante.
A história mostra como sua profunda fé e convicções fizeram deste reformador tanto um rebelde quanto um líder, embora ele fosse apenas um jovem que cria que pudesse ser o intermediário da conciliação entre um Deus Sagrado e uma humanidade pecadora. Lutero mudou o mundo de maneira significativa. Depois dele, a Europa e o mundo nunca mais foram os mesmos. Lutero ? o filme procura contar essa história tão importante de uma maneira um pouco mais leve. 
O filme não massacra a Igreja Católica, em vez disso, destaca como o Papa e o Imperador exilaram Lutero simplesmente porque eles não entendiam seu pensamento radical e tinham medo do poder que ele tinha sobre as pessoas. Seus ensinamentos eram considerados radicais, porque ele dizia às pessoas que lessem a Bíblia - algo que as pessoas comuns não faziam, ninguém conhecia a Palavra. A mensagem de Lutero pregava como viver sob as regras de um Cristo amoroso e não punitivo. 
A cena onde Leão X persegue sua presa durante a caça ao javali parece sugerir a mesma mentalidade em relação à sua atitude em relação a Lutero. Através do uso de simbolismo, o filme mostra a dualidade humana entre fé e poder. 
O telespectador tem apenas uma vaga sensação dos perigos enfrentados por Lutero ao fazer suas escolhas. O filme mostra ainda as violentas consequências da destruição da ordem mundial como era conhecida até então, pela civilização ocidental. Há várias cenas de pessoas pobres morrendo, afinal, mais de cem mil pessoas morreram na batalha dos camponeses. 
O filme Lutero pode sensibilizar alguns católicos por causa da dura representação da Igreja. Durante o Renascimento, época de Lutero, muitos clérigos estavam longe de ser um exemplo, mas, fazendo justiça à Igreja, não apenas Lutero via a necessidade de uma reforma, mas quando ele começou sua cruzada para a reforma, a própria Igreja já havia iniciado a sua busca por reformas que eventualmente renovariam espiritualmente a Igreja.
O filme é emocionante e dramático. Pela primeira vez entendi claramente o que Lutero fez pela igreja Cristã e quão libertador deve ter sido sair de debaixo da tirania da Igreja Católica daquela época. Além disso, foi muito revigorante ver um filme onde, a Bíblia e o amor por Cristo são mostrados sem ironia ou humor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário