quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Minha cidade natal


Caxambu (Minas Gerais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Caxambu
"Cidade das Águas"
Centro de Caxambu

Centro de Caxambu
Bandeira desconhecida
Brasão de Caxambu
Bandeira desconhecidaBrasão
Hino
Fundação16 de setembro de 1901(110 anos)
Gentílicocaxambuense
LemaMedicina entre flores
Prefeito(a)Luiz Carlos Pinto (PHS)
(20092012)
Localização
Localização de Caxambu
Localização em Minas Gerais
Caxambu (Minas Gerais) está localizado em: Brasil
Localização no Brasil
21° 58' 37" S 44° 55' 58" O
Unidade federativa Minas Gerais
MesorregiãoSul/Sudoeste de Minas IBGE/2008[1]
MicrorregiãoSão Lourenço IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesBaependiPouso AltoSoledade de MinasConceição do Rio Verde.
Distância até a capital384 km
Características geográficas
Área100,203 km² [2]
População21 719 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade216,75 hab./km²
Altitude895 m
Climatropical de altitude Cwb
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,796 médio PNUD/2000[4]
PIBR$ 142 767,507 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 6 636,03 IBGE/2008[5]

Caxambu é um município do Estado de Minas Gerais, no Brasil. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 21 719 habitantes.[3] Localizada na região do Sul de Minas, é uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais e conhecida como importante estância hidromineral.

Índice

  [esconder

[editar]Topônimo

A palavra "Caxambu" tem etimologia discutida. Existem três interpretações:
  • teve origem do termo catã-mbu, que, no dialeto tupi dos antigos habitantesCataguases que habitavam a região, significa "Água que Borbulha" ou "Bolhas a ferver".
  • veio do nome de um instrumento musical tocado pelos escravos
africanos, que dizia-se irem à noite ao Morro de Caxambu para tocar o caxambu (Cacha - tambor - e Mumbu - música) em seus festejos.
  • viria da junção dos termos tupis ka'a ("mata") e oby ("verde"), significando, portanto, "mata verde".[6]
As origens indígenas para o topônimo são as mais aceitas pelos historiadores, pois grande parte das cidades da região também têm nome de origem tupi, como Itamonte,ItanhanduBaependiItatiaiaLambariCambuquira e Aiuruoca.

[editar]Clima

Fonte Dom Pedro, em Caxambu
Escola Estadual Padre Correia de Almeida.
Com altitude de 895 metros, tem clima tropical de altitude, com média anual de dezessete graus centígrados e a média do verão ser de 21 graus centígrados. Confirma-se, assim, seu status na classificação para clima tropical, segundo a escala internacional de Köppen, como Cwb ("C" para média das temperaturas dos três meses mais frios do ano ser superior a três graus Celsius negativos e inferior a 18 graus Celsius no mês mais frio, "w" para invernos secos e "b" para temperatura média do mês mais quente ser inferior ou igual a 22 graus centígrados).

[editar]História

Toda a atual região do sul do estado de Minas Gerais era território habitado pelos índios puris até a chegada dos primeiros europeus à região, a partir do século XVI.[7]
Em 1711, era conhecida como Cachambu. Em 1674, oBandeirante Lourenço Castanho Taques, seguindo a trilha de Jacques Félix, vindo de Pinheiro ao Rio Verde, avistou o Morro de Caxambum, habitado na época pelos índios cataguases. No ano de 1714, Caxambu era uma paragem conhecida como Cachumbu, sítio onde morava Alferes Alberto Pires Ribeiro. Neste período "As Minas Gerais" pertenciam a capitania de São Paulo e foram divididas em três Comarcas, sendo Caxambu pertencente à Comarca do Rio das Mortes (São João del-Rei). Quando assim fizeram, a divisa entre a Comarca do Rio das Mortes e da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá foi colocada no alto do Morro de Cachumbu. (Do livro "Datas e Fatos da Terra do Rio Verde", do historiador Benefredo de Sousa). Com a criação da Capitania Independente de Minas Gerais, em 2 de dezembro de 1720, era natural que permanecessem os mesmos limites, cabendo à Capitania de São Paulo toda a área das bacias dos rios Grande, Verde e Sapucay. Afirma o historiador Hilton Federici, em seu livro Histórias do Cruzeiro, que "Furtivamente, os membros da Câmara de São João del-Rei fizeram mudar a posição do marco, levando-o para o alto da Serra da Mantiqueira".
Em 1814, conta-se que existiam apenas duas fazendas no povoadao: a das Palmeiras e a Caxambu. Dizem que foi nesta época que descobriram a existência das fontes. Caxambu é famosa por suas ligações com a Família Imperial Brasileira, quando a própria Princesa Isabel e seu esposo Conde d'Eu, em 1868, vieram atraídos pela fama das águas. A princesa buscava a cura de sua infertilidade. Através das águas ferruginosas da fonte, hoje denominada Princesa Isabel e Conde d'Eu, a princesa curou-se de sua anemia e engravidou. Assim, ela mandou erguer, na cidade, a Igreja de Santa Isabel da Hungria, em agradecimento por ter sido curada. Em 1875, a cidade tornou-se Distrito de Baependie a qualidade de suas águas foi reconhecida, tendo a sua exploração sido concedida pelo governo de Minas Gerais a empresas particulares.
Em 16 de setembro de 1901, foi criada a vila de Caxambu. E, finalmente, em 18 de setembro de 1915, foi elevada à categoria de cidade, abrangendo, até o ano de 1938, a área da atual cidade de Soledade de Minas. Em Caxambu, também estiveram outras figuras brasileiras importantes, como Rui Barbosa, que, admirado com a beleza do local, escreveu o poema Medicina entre Flores.

[editar]Atrações Turísticas

Caxambu situa-se nas montanhas do sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A pequena cidade concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água mineral com propriedades diferentes, a maioria delas concentradas no Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
A cidade é servida pelo Aeroporto Fernando Levenhagem de Mello.

Referências

  1. ↑ a b Divisão Territorial do BrasilDivisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2.  IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. ↑ a b Censo Populacional 2010Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4.  Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do BrasilAtlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6.  [1]
  7.  [2]


Nenhum comentário:

Postar um comentário