terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Facebook. Como migrar amigos para página de fãs




No Facebook, há pessoas que resolvem ter mais amigos do que aqueles que humanamente é possível ter. Acontece quando um utilizador do Facebook se torna popular através daquilo que faz quando está na rede, nomeadamente pelo interesse que suscita nos outros através daquilo que escreve, que mostra ou que coloca no ciberespaço. São pessoas que podem assumir o papel de líderes de opinião, pois lideram a sua rede, juntando milhares de amigos. Porém, quando atingem o limite dos 5 mil amigos deixam de conseguir aceitar mais pedidos de amizade. A solução passa, então, pela criação de uma página de fãs, onde o número de pessoas que podem associar-se ao perfil e receber as mensagens deixa de ter limite. 
O problema coloca-se quando estão em causa organismos colectivos: empresas, instituições públicas e privadas, organizações de diversa natureza e outras formas de organização social. Como podemos entrar no Facebook a partir de um perfil de amigos, um organismo colectivo ou entra através de um perfil individual já existente ou cria um novo perfil. Geralmente, todos começam pela criação de um novo perfil, embora o Facebook, por norma, não aceite, embora tolere, até um dia, empresas ou espaços comerciais ou outras instituições públicas ou privadas num perfil de amigos. 
O que fazer quando uma pessoa ou uma organização atinge o limite dos tais 5 mil amigos, deixando de poder crescer na rede? O normal é criar uma página de fãs, perdendo-se para sempre a ligação às 5 mil pessoas que estão na página de amigos. Pois bem, esse problema acabou, pois já é possível migrar todas as pessoas de um perfil de amigos para uma página de fãs, transformando esses amigos, automaticamente, em fãs do utilizador individual ou da organização que mudou o estatuto da sua presença no Facebook (ao ter passado de um perfil de amigos para uma página de fãs). Com essa mudança, há apenas um inconveniente: por agora, perde-se toda a informação (imagens, textos, vídeos e ligações) existente no perfil de amigos, à excepção da fotografia do perfil e do nome da página e respectivo endereço. Existe uma ferramenta destinada a guardar a informação disponível no perfil de amigos, mas em duas ou três migrações que já realizei, essa ferramenta não funcionou. Porém, preserva-se o mais importante: as pessoas às quais a pessoa ou a organização já estavam ligados no perfil de amigos. Os interessados podem fazer a migração, que é praticamente instantânea, clicando neste link. Boa navegação!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário